Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,
Versículos do Capítulo 3 do Livro Romanos
1 | Que vantagem há então em ser judeu, ou que utilidade há na circuncisão?
2 | Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.
3 | Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?
4 | De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: "De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas".
5 | Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )
6 | Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?
7 | Alguém pode alegar ainda: "Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador? "
8 | Por que não dizer como alguns caluniosamente afirmam que dizemos: "Façamos o mal, para que nos venha o bem"? A condenação dos tais é merecida.
9 | Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.
10 | Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;
11 | não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.
12 | Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".
13 | "Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios".
14 | "Suas bocas estão cheias de maldição e amargura".
15 | "Seus pés são ágeis para derramar sangue;
16 | ruína e desgraça marcam os seus caminhos,
17 | e não conhecem o caminho da paz".
18 | "Aos seus olhos é inútil temer a Deus".
19 | Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.
20 | Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
21 | Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,
22 | justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,
23 | pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
24 | sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
25 | Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
26 | mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 | Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.
28 | Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.
29 | Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,
30 | visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.
31 | Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.