Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Vila cristã nas Molucas é alvo de incêndio

Uma vila predominante cristã em Masohi, Ilhas Molucas, foi incendiada no dia 9 de dezembro. O incidente causou a destruição de 67 casas, dois edifícios da Igreja Protestante das Molucas (GPM), um salão da vila, dois carros e uma motocicleta.

Na manhã daquele dia, cerca de 500 manifestantes se reuniram no escritório da Secretaria de Educação e do quartel-general da polícia. Eles tinham recebido um folheto que acusava a professora cristã de uma escola primária, Welhelmina Holle, de insultar o islamismo enquanto monitorava uma de suas alunas.

“Welhelmina negou veementemente a alegação. É possível que o caso tenha sido inventado a fim de estimular o ódio”, disse a pastora Sarah Latuny, da GPM de Masohi.

“Mas, mesmo se a acusação fosse verdadeira, não justifica a violência. A questão deve ser resolvida pelos meios legais”. A polícia manteve a professora sob sua custódia.

O protesto pacífico logo se tornou um conflito feroz. A multidão – armada com instrumentos afiados, pedras e bastões – feriram três pessoas (duas foram internadas no hospital local), e atearam fogo aos estabelecimentos. Um policial foi gravemente ferido ao tentar conter os agressores.

“Em meio ao caos, nossa prioridade foi proteger os moradores da vila. Como representantes da igreja, pedimos-lhes que fossem pacientes e que evitassem retaliação. O ciclo de violência nunca vai terminar se combatermos a violência com violência”, disse a pastora Sarah.

A situação se acalmou no fim da tarde.

No momento, há militares na área. As pessoas estão amedrontadas e evitam lugares públicos, como o mercado, relatou a pastora Sarah. Mais de 300 cristãos e muçulmanos que perderam suas casas estão refugiados na casa de parentes, em uma vila próxima, ou em tendas, atrás da infantaria de Masohi.

Visita aos desabrigados

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Autoridades governamentais, incluindo o governador das Molucas e o chefe regente das Molucas centrais, visitaram os aldeões desalojados no dia 10 de dezembro. Eles lamentaram o fato de as autoridades não impedirem o ataque e terem sido lentas para conter os protestos.

Eles também exigiram que o governo reconstruísse sua vila e suas casas.

Nesse ínterim, a polícia prendeu Asmara Wasahua, candidato a senador do Partido Islâmico do Bem-Estar e da Justiça, na noite do protesto. “Ele é acusado de mobilizar a multidão a protestar e a distribuir os folhetos”, disse o chefe de polícia das Molucas, Mudji Waluyo, como relatado em um artigo de notícia online.

A professora cristã Welhelmina é também considerada suspeita. Ela foi acusada de desrespeitar o Artigo 156-a do código penal sobre a blasfêmia. Blasfemadores podem ser sentenciados a, no máximo, cinco anos na prisão.

Cenário de violência

Antes desse incidente, outra vila cristã nas Molucas foi saqueada e queimada em maio de 2008, matando três pessoas e destruindo 116 casas. As Ilhas Molucas foram campo de batalha de conflitos religiosos intensos entre as comunidades cristãs e muçulmanas de 1999 a 2002, matando 7 mil pessoas.

“Interceda pelas Molucas Centrais, para que o governo seja justo ao considerar nosso pedido, responda nossas necessidades, sirva a seu povo de todo o coração e, mais importante ainda, mantenha a paz, impedindo que tais atrocidades aconteçam outra vez”, disse a pastora Sarah. “Nós precisamos de suas orações para nos fortalecer.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/12/noticia4988/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Benny Hinn
Pastor Billy Graham
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Carvalho Junior
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastora Helena Tannure
Bispo Rodovalho
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Agenor Duque
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Lucinho
Pastor Adão Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Samuel Mariano
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Camara
Pastor Samuel Ferreira
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Claudio Duarte
Missionário RR Soares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Elson de Assis
Bispa Ingrid Duque
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Mara Lima
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantora Aline Barros
Cantora Rose Nascimento
Cantora Cassiane
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Bruna Karla
Voz da Verdade
Ministério Diante do Trono
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Damares
Cantora Lauriete
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantor Fernandinho