Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Uzbequistão: polícia prende, insulta e ameaça violentar mulheres Testemunhas de Jeová

Por Igor Rotar, Forum18 NewsService

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Duas mulheres Testemunhas de Jeová, Gulya Boikova e Parakhat Narmanova, foram presas pela polícia no dia 20 de dezembro na cidade de Karsh, sul do Uzbequistão, por estarem pregando nas ruas. As duas foram levadas à delegacia, onde ficaram detidas por mais de onze horas. Segundo o advogado delas, a polícia as insultou, chamando-as de escória da sociedade e insinuaram de que elas poderiam ser violentadas como forma de punição.

Depois de serem intimadas a comparecerem à corte sob o código adminsitrativo, as mulhres foram liberadas às oito horas da noite. No dia 22 de janeiro, elas foram julgadas na corte local, mas o juíz Abdukadyr Boibilov mandou a polícia reunir mais provas indicando que elas tinham de fato pregado nas ruas, com o caso suspenso.

Tentativas da parte do Forum18 de entrar em contato com Boibilov foram frustradas, e um membro da corte disse que Boibilov estava ocupado no momento, e ninguém irá comentar este episódio até a próxima audiência. Mesmo que nós ganhemos o caso, ainda é improvável que a polícia que passou onze horas insultando-as será levada em conta, informou ao Forum18 o advogado das vítimas, Rustam Satdanov.

A perseguição às Testemunhas de Jeová continua em outras regiões do Uzbequistão. O Forum foi informado que as autoridades têem negado nos últimos dois anos visto de saída para Erkin Khabibov, uma Testemunha de Jeová de Bukhara. Sob a lei nacional, um cidadão deve obter um visto de saída de cinco anos para viajar para países em que o Uzbequistão mantém acordo de emissão de vistos. Sem esse visto, um cidadão uzbeque não poderá viajar nem para o Quirquijistão ou Turcomenistão, já que existe um regime com os vistos operando com esses países. Khabibov disse ao Forum que ele foi condenado sob o código administrativo por estar pregando, e que um caso criminal foi apresentado contra ele pelo mesmo motivo, no entanto isto não chegou à corte por falta de provas. Segundo Khabibov, o departamento de vistos e cidadania no departamento da polícia municipal disse a ele que o atraso em emitir o visto está ligado ao fato de ele ser acusado sob o código administrativo por suas crenças religiosas.

O nome de Khabibov está numa lista do Serviço de Segurança Nacional (antiga KGB), o que explica o atraso na emissão do visto. Resumindo, o Serviço de Segurança Nacional nos dará permissão tanto para emitir ou negar o visto à Khabibov, explicando os motivos para tal decisão, informou ao Forum18, Mirzho Akhmnedov do departamento policial de vistos e cidadania.

De todas as minorias religiosas no Uzbequistão, as Tetemunhas de Jeová são as mais vitimizadas pelas autoridades. Por exemplo, existem várias ocasiões em que as testemunhas de jeová tiveram que se sujeitar a agressões físicas na delegacia.

Entre as minorias, somente aum testemunha de Jeová foi sentenciada à prisão por causa de sua fé. (existem cerca de 6.500 prisioneiros da maioria islâmica). Em julho de 2002, a testemunha de jeová Marat Mudarisov foi presa na cidade de Tashkent pelo Serviço de Segurança Nacional passando vários meses na prisão. No dia oito de outubro de 2003, a sentença de Murarisov foi anulada sob pressão internacional e a Corte Municipal chegou a um parecer de que ele tinha causado nenhum perigo à ordem pública...nem ameaçado a causar tal dano. A acusação contra ele foi negada.

A política severa em Tashkent em relação às testemunhas de Jeová pode ser explicada pelo fato de que em todas as minorias, essa seita é a que mais atua no sentido de espalhar suas crenças, e a lei uzbeque claramente abomina o proselitismo.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/01/noticia603/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Missionário David Miranda
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Márcio Valadão
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Benny Hinn
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Carvalho Junior
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Billy Graham
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Adão Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Bispa Ingrid Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Cantor Fernandinho
Cantora Alda Célia
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Rose Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Ministério Renascer Praise
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Bruna Karla