Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Túnica que Cristo usou no caminho para a cruz está em exibição na França

A túnica que teria sido usada por Jesus Cristo antes da crucificação foi recentemente restaurada na França. A peça está sendo exibida na basílica Saint-Denys de Argenteuil, nos arredores de Paris.

A “Santa Túnica”, como é chamada a vestimenta, é considerada pela Igreja Católica uma das maiores relíquias do cristianismo, ao lado do sudário de Oviedo (pano que envolveu a cabeça de Jesus no sepulcro) e do lençol de Turim (tecido que envolveu seu corpo).

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A vestimenta histórica pertence a França há 1,2 mil anos. Historiadores relatam que Irene, imperatriz de Constantinopla (que hoje é Istambul, na Turquia), teria oferecido a peça de presente ao rei francês Carlos Magno, no início do século 9, que a doou ao clero de Argenteuil.

A Santa Túnica só é mostrada ao público a cada 50 anos. Por isso, após ter sido exibida em 1984, a próxima vez seria apenas em 2034. No entanto, em razão da recente restauração da peça e das comemorações dos 150 anos da basílica de Argenteuil, a Igreja decidiu antecipar o evento.

Conservada enrolada, a túnica é composta por mais de 20 fragmentos de tecido marrom. A restauração atual consistiu em retirar os fragmentos da peça original e recosturá-los sobre um tecido mais escuro e grosso.

"Constatamos que, com um fundo mais escuro, os buracos da roupa ficam menos visíveis. Dessa maneira, foi possível dar maior coerência, em termos visuais, à túnica", afirma a restauradora de antiguidades Claire Beugnot.

Provas históricas

Com base em estudos científicos é que a Igreja afirma que a túnica pertencente à basílica de Argenteuil foi usada por Jesus antes de ser crucificado.

Em análises feitas desde o século 19, foi demonstrado que o material (lã de carneiro), o método de coloração e o processo de tecelagem correspondem às práticas utilizadas na Palestina e na Síria no início da era cristã.

Estudos também identificaram a presença de sangue nas costas e nos ombros da túnica, nos locais onde Jesus teria apoiado a cruz para carregá-la. Um outro exame revelou que o sangue encontrado na vestimenta é do tipo AB, o mesmo presente no sudário de Oviedo e no lençol de Turim.

Por outro lado, um teste de Carbono 14, realizado em 2004, detectou que a túnica teria sido feita entre os anos de 530 e 640, ou seja, pelo menos cinco séculos depois da morte de Jesus. Diante do resultado, autoridades católicas responderam que o teste de Carbono 14 nem sempre é preciso no caso de tecidos antigos.

A Igreja alega que o resultado do teste pode ter sido alterado devido ao fato da túnica ter sido enterrada durante muito tempo, tendo entrado em provável contato com materiais orgânicos em decomposição.

"Não existe uma etiqueta nas costas onde está escrito Jesus de Nazaré. Temos indícios de que não há contradições em relação a datações antigas", afirma o reitor da basílica de Saint-Denys de Argenteuil, padre Guy Emmanuel Cariot.

"Sabemos que a túnica foi usada por um homem e que há sangue na peça, do mesmo tipo das duas outras grandes relíquias têxteis da Paixão do Cristo", diz o padre, se referindo ao santo sudário e ao lençol guardado na catedral de Turim.

Segurança reforçada

O número de policiais foi reforçado em Argenteuil devido às ameaças terroristas na França. No final de março, foi nesta cidade que foi preso Reda Kriket, suspeito de preparar um atentado "iminente" no país, segundo o governo.

A Santa Túnica ficará exposta até 10 de abril. A expectativa é que 150 mil pessoas visitem a basílica.

Fonte: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/tunica-que-cristo-usou-no-caminho-para-cruz-esta-em-exibicao-na-franca.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Billy Graham
Pastor Geziel Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Pastor Yossef Akiva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Joyce Meyer
Pastor Claudio Duarte
Pastor Elson de Assis
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Ingrid Duque
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Abílio Santana
Missionário David Miranda
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Benny Hinn
Pastor Carvalho Junior

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Karen Martins
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Aline Barros
Cantora Lea Mendonça
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantora Mara Lima
Cantora Andrea Fontes
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares