Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Teologia da Libertação vai realizar "Fórum Social" paralelo à Conferência de Aparecida

A Teologia da Libertação quer ser ouvida na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Enquanto bispos de todo continente se reunirão em Aparecida, a 167 km de São Paulo, intelectuais ligados à Teologia da Libertação realizarão um seminário em Pindamonhangaba, a cerca de 20 km do Santuário Nacional, com a presença do “pai” da Teologia da Libertação, Gustavo Gutiérrez.

Em Aparecida, o encontro dos bispos ocorrerá entre 13 e 31 de maio, com a abertura solene realizada pelo Papa Bento XVI. Em Pindamonhangaba, o Seminário Teológico Latino-americano será realizado entre os dias 18 e 20. O teólogo brasileiro Agenor Brighenti, que vai falar no seminário sobre “Os desafios para a Igreja no século XXI”, comenta que o encontro é uma forma de fazer “ecoar” em Aparecida as preocupações do continente.

“A sensibilidade maior (do Vaticano) não está em relação a nossas igrejas, mas está em relação à situação da Igreja no velho mundo, que passa por uma crise profunda”, afirmou o teólogo. “O objetivo é fazer sentir à assembléia (em Aparecida) que a Igreja da América Latina está acompanhando os trabalhos e está preocupada com os rumos de nosso continente”, disse o teólogo.

Para o especialista, o atual pontificado está mais marcado pelas preocupações com a realidade européia, do que pelos desafios do terceiro mundo. “É uma atitude compreensível dentro da conjuntura européia, mas nós respiramos outras preocupações e outras urgências.”

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Brighenti afirma que o seminário não deve ser avaliado sob o ponto de um embate entre esquerda e direita dentro do catolicismo. Segundo ele, os intelectuais querem reafirmar um pensamento que liga a salvação completa anunciada por Jesus Cristo à libertação das opressões sociais.

Em março, o Vaticano repreendeu o teólogo salvadorenho Jon Sobrino por considerar que os escritos do intelectual davam mais ênfase ao lado mortal de Jesus Cristo e que eram errôneos e perigosos. “Estamos vivendo um tempo eclesial marcado por uma certa perplexidade e uma certa involução em relação ao Concílio Vaticano II”, diz Brighenti.

Leigos militantes 

O encontro em Pindamonhangaba é promovido pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNL). De olho na Conferência de Aparecida, o grupo de leigos lançou o Manifesto do Povo de Deus, no qual mostra sua expectativa em relação às diretrizes que serão formuladas para a igreja.

“A América Latina e o Caribe vivem a expectativa da superação das estruturas injustas, agravadas, atualmente, pelo sistema neoliberal. (…) Entretanto, o abismo entre ricos e pobres continua sendo uma afronta ao Deus Pai-Mãe da humanidade e manifesta a contradição com o ser cristão”, afirma o texto.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/teologia-da-libertacao-vai-realizar-forum-social-paralelo-a-conferencia-de-aparecida.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Camara
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Oseias Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Benny Hinn
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Jorge Linhares
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Yossef Akiva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Andrea Fontes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Voz da Verdade
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Lauriete
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono