Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Representantes de igrejas defendem projeto que regulamenta liberdade religiosa

Representantes das igrejas católica, evangélica e espírita defenderam nesta quarta-feira (28), durante reunião realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a aprovação do projeto de lei que regulamenta e assegura o livre exercício da crença e dos cultos religiosos em todo país, já previstos na Constituição.

De autoria do deputado George Hilton (PRB-MG), o projeto (PLC 160/09), em tramitação no colegiado, protege os locais de cultos, as liturgias e a inviolabilidade de crença. Sobre a questão do ensino religioso nas escolas, a proposta define que a matrícula é facultativa, assegurado o respeito à diversidade religiosa.

O projeto reconhece o direito ao registro das religiões como personalidades jurídicas, as quais, quando voltadas para a assistência social, deverão usufruir também de todos os direitos, isenções, imunidades e demais benefícios concedidos a entidades nacionais de natureza semelhante. O projeto tem parecer favorável do relator na CE, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Sem privilégios

O representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jesus Sanches, destacou que o projeto promove o livre exercício da crença e dos cultos religiosos, além de reconhecer a personalidade jurídica das igrejas. Segundo ele, a proposta defende o pluralismo religioso e não privilegia nenhuma crença. Por isso, pediu aos senadores a aprovação da proposta.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O religioso lembrou acordo entre o Brasil e a Santa Sé, assinado em 2008 e já referendado pelo Congresso, relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no país. Conforme o autor do PLC 160/09, deputado George Hilton (PRB-MG), o acordo firmado com o Vaticano motivou a apresentação da proposta, que se apóia no princípio constitucional de igualdade religiosa.

Presente ao debate, o presidente da Federação Espírita Brasileira, Nestor Masotti, disse ser o projeto um esforço no sentido de pluralizar e garantir o culto de todas as religiões em solo brasileiro. No entender dele, a proposta, se aprovada, irá contribuir para o fortalecimento da solidariedade humana. O projeto concede liberdade para assistência espiritual dos fiéis internados em hospitais, casas de correção e presídios.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, Maria Cláudia Pinheiro, defendeu que judeus, muçulmanos e ateus também participem dos debates sobre a proposta. O senador Flávio Arns (PSDB-PR), que presidiu a reunião, informou que esses segmentos também serão convidados a opinar.

Maria Cláudia disse que a liberdade religiosa "também compreende a liberdade de não crer ou duvidar". Ela defendeu ainda a interferência mínima do Estado no conteúdo das doutrinas religiosas a serem ministradas nas escolas.

Também apoiaram a aprovação do projeto o representante da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Carlos de Oliveira, e o pastor Carlos Augusto, da Igreja Luterana, para quem o projeto premia décadas de reflexão sobre o assunto. 

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2010/04/noticia6185/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Ingrid Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Márcio Valadão
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Missionário RR Soares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Claudio Duarte
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Mariano
Bispo Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Pastor Adão Santos
Pastor Yossef Akiva
Pastor Billy Graham
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Helena Tannure
Pastor Lucinho
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Fernandinho
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Alda Célia
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Andrea Fontes
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça