Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Proibição da burca é controversa em vários países europeus

O debate em torno da proibição do véu islâmico integral estende-se por diversos países da Europa. Além da França, proibição da veste islâmica está a caminho na Bélgica e na Holanda. Mas há também resistência a leis que barram o uso da burca: o Conselho da Europa, por exemplo, diz que banimento só aumentaria tensões.

Na Bélgica, o Parlamento votou no fim de abril a lei que proíbe o uso do véu islâmico integral em locais públicos. A legislação deve ser aprovada agora no Senado. A ratificação ainda não é certa, já que a constitucionalidade da proibição foi colocada em questão por alguns senadores.

Na França, o governo encaminhou um projeto de lei semelhante na última quarta-feira (19/05). Se o Parlamento aprovar, a burca e o niqab serão proibidos a partir do começo de 2011 e as mulheres que usarem a vestimenta poderão ser multadas em 150 euros. E os homens que obrigarem suas esposas a vestirem o traje podem pegar um ano de cadeia e ter de pagar uma multa de 15 mil euros.

Pelo mesmo caminho segue a Holanda, que está elaborando vários projetos de lei que proíbam o uso do véu integral. A norma deve valer, entre outros, para escolas e serviço público. Geert Wilders, político populista de direita, pede uma proibição ainda mais forte. Mas também o prefeito social-democrata de Amsterdã, Job Cohen, já solicitou o cancelamento do auxílio-desemprego de mulheres que usam burca se elas recusarem um trabalho onde a vestimenta não seja permitida.

Na Itália, já existe desde 1975 uma regulamentação para a "proteção da ordem pública". A proibição de cobrir a cabeça em estabelecimentos públicos vale tanto para capacetes como para véus. A ministra para Assuntos da Mulher, Maria Carfagna, quer acrescentar a proibição da burca a esta regulamentação. Atualmente, há quatro projetos do governo e da oposição a respeito, que incluem multas e prisão de até dois anos. Mas também há quem se oponha, como o ministro de Relações Exteriores, Franco Frattini.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A proibição da burca também deve ser levada ao Parlamento austríaco pelo partido populista de direita BZÖ, que surgiu do FPÖ, do falecido Jörg Haider. O chanceler federal Werner Faymann, social-democrata, já disse poder imaginar tal impedimento no país. Mas o partido conservador ÖVP, que participa da coalizão de governo, pediu um debate mais amplo do assunto.

Na Dinamarca, a maioria da população também quer a proibição da burca. O governo, formado por conservadores e liberais, não têm uma opinião uniforme, mas em janeiro anunciou "lutar" contra o uso da vestimenta. O governo não pretende criar uma lei própria, devido às considerações quanto à constitucionalidade feitas pelo Ministério da Justiça. Mas se espera que escolas, os órgãos públicos e empresas ajam o quanto antes com rigor contra o véu integral.

Governo suíço adia debate

Na Suíça, depois do referendo que proibiu minaretes nas mesquitas no país, é crescente a exigência pelo banimento da burca. Um debate sobre o assunto foi adiado no Conselho Federal. O governo não vê necessidade no momento de discutir tal proibição.

Já no Reino Unido o tema não está em discussão. Apesar de o assunto ser abordado em programas de televisão e em jornais, ele ainda não está na agenda dos três principais partidos do país. Apenas a extrema direita exige a proibição da burca.

Enquanto isso, o Conselho da Europa segue na direção oposta à da Bélgica e França: parlamentares da Comissão de Cultura manifestaram-se contra a proibição geral do véu integral islâmico temendo entrar em conflito com a liberdade religiosa.

Thomas Hammarberg, comissário de Direitos Humanos do Conselho da Europa, alerta que a proibição da burca aumentaria a tensão entre as comunidades religiosas. De acordo com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, são permitidas limitações da liberdade religiosa apenas para proteger a segurança pública e da democracia, o que não seria aplicável neste caso.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2010/05/noticia6260/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário David Miranda
Apóstolo César Augusto
Pastor Geziel Gomes
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Elson de Assis
Pastor Lucinho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Benny Hinn
Pastor Abílio Santana
Pastor Aluizio Silva
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Mariano
Pastor Jorge Linhares
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilmar Santos
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário RR Soares
Pastora Joyce Meyer
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Oseias Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Josué Gonçalves
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Renascer Praise
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Banda Oficina G3
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Bruna Karla
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Andrea Fontes
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Voz da Verdade
Cantora Mara Lima
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Diante do Trono
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Fernandinho