Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Padres casados querem voltar à Igreja, sem abrir mão da família

A Igreja Católica tem no Brasil aproximadamente 18 mil padres, mas o número já foi maior. Estima-se que pelo menos sete mil padres deixaram o altar para assumir o casamento.

Nos últimos anos, muitos resolveram assumir o relacionamento que mantinham secretamente, se casaram e por isso foram obrigados a abandonar a batina.

Expulsos da igreja, hoje 2 mil fazem parte do movimento nacional dos padres casados. Muitos deles hoje querem ser aceitos de volta na Igreja Católica, sem abrir mão da família.

“Eu não vou dependurar a batina não. Eu vou continuar trabalhando humildemente”, afirmou o padre Osiel, 62 anos, casado, cinco filhas, cuja principal bandeira é o celibato opcional. Esta semana ele foi afastado oficialmente das atividades religiosas pelo arcebispo de Goiânia.

“Ele não pode exercer o ministério. Mas ele será padre para sempre”, diz o arcebispo de Goiânia, d. Washington Cruz, sobre o episódio.

História

O conflito com o celibato na Igreja Católica é um dos grandes desafios do sacerdócio. Perturba os padres há séculos e é um problema para o Vaticano. Mas nem sempre foi assim. O celibato só se tornou obrigatório no século 16.

“Penso eu que a igreja não tende a modificar isso, tanto é que o Código do Direito Canônico foi promulgado em 1983 e continua com esta prescrição: o celibato para o sacerdote”, diz D. Ancelmo Chagas de Paiva, doutor em direito canônico.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“O celibato não tem nada a ver com o dogma. É uma opção política e jurídica da igreja. O Papa pode, quando quiser, se quiser, dizer: acabou o celibato”, diz o coordenador do movimento dos padres casados, padre João Tavares.

Com duas filhas e uma neta, o padre português João Tavares, que chegou ao Maranhão 40 anos atrás, largou a batina em 1979 para se casar. Nos últimos anos organiza reuniões com outros padres casados.

Na periferia de São Luís, no Maranhão, o padre Caetano, celibatário por 18 anos e casado há quatro, ingressou na igreja vétero católica, uma dissidência da igreja romana, para poder continuar celebrando ritos religiosos. No lugar, nós encontramos um grupo de padres casados.

“Eu passei a sentir necessidade, vontade de constituir uma família, então, para não haver escândalo, problema, escandalizar, eu disse: prefiro sair”, conta o padre Ronaldo Farias.

“Eu tenho um processo no Tribunal Rota-Romano, eu poderia tranquilamente voltar para exercer minhas funções como padre casado”, diz o padre José Caetano Souza.

“O celibato é uma questão disciplinar dentro da igreja. E como tal, essa questão pode ser mudada. Eu não diria em que momento vai ser mudada. Acho que é imprevisível”, afirma o arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário.

Para chegar a uma cerimônia de ordenação, um seminarista precisa se dedicar muito. Quando termina o equivalente ao Ensino Médio, ainda precisa estudar filosofia e teologia, e aí, sim, está pronto para se tornar um padre da Igreja Católica Apostólica Romana. E é nesse momento que ele faz os votos mais cruciais da sua vida: pobreza, obediência e castidade.

Diferenças

A Igreja Católica sob o comando do Papa tem duas grandes divisões em seus ritos: o latino, adotado na Europa, África e nas Américas, e o oriental. As igrejas do rito oriental, embora subordinadas ao Vaticano, aceitam padres casados, desde que o casamento tenha ocorrido antes da ordenação.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/padres-casados-querem-voltar-a-igreja-sem-abrir-mao-da-familia.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Yossef Akiva
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Marco Feliciano
Bispa Ingrid Duque
Pastor Lucinho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Claudio Duarte
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Alda Célia
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Renascer Praise
Cantor Fernandinho
Voz da Verdade
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantora Cassiane
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Lea Mendonça
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Davi Sacer
Cantora Ana Paula Valadão