Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Oito pastores mortos na Nigéria central

A violência religiosa no Estado de Plateau, na Nigéria central, alastrou-se para mais cidades e vilarejos naquela região e além de suas fronteiras, resultando na morte de oito pastores e 1.500 crentes, além da destruição de 173 igrejas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A assembléia religiosa do Estado de Plateau da Associação Cristã da Nigéria (ACN) informou à Portas Abertas os nomes de sete pastores martirizados na cidade de Jos. São eles Pius Kurnap, Simon Nimbon, Aminu Lachak, Musa Fannap, Salbol Dashe, Musa Vongkur e Emmanuel Nimmak. A oitava vítima, um pastor da Igreja Vida Intensa, cujo nome não foi revelado, foi morto com a esposa e quatro filhos.

Os pastores eram Batistas, Anglicanos, Católicos Romanos, da Assémbléia de Deus e Evangélicos Reformados, da Igreja de Cristo da Nigéria (ICN) e da Igreja Evangélica do Oeste da África.

Os porta-vozes da ICN, Dinfa Manshal e Sunday Lakong disseram que os extremistas muçulmanos recrutaram mais de dez mil muçulmanos das Repúblicas do Níger e do Chade para invadir cidades e vilarejos cristãos. Bandos de muçulmanos fundamentalistas promoveram desordem com morte e mutilação de cristãos e incendiaram suas igrejas.

Numa entrevista à imprensa em Jos, o líder da comunidade cristã, Ambrose Gapsuk, disse: A invasão de cidades e vilarejos cristãos por muçulmanos fanáticos demonstra claramente que o ataque é uma guerra contra os cristãos. Ambrose é da cidade de Shendam, que fica numa das áreas afetadas pela violência. Ele informou que 1.500 cristãos foram mortos e suas igrejas e propriedades destruídas.

A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergência da Nigéria (ANGE) informou que a violência religiosa em Plateau e Nasarawa afetou dez áreas locais do governo em dois Estados, resultando no desalojamento de 25 mil pessoas.

Alhaji Musa Lima, conselheiro especial do governo do Estado vizinho de Bauchi, disse à Portas Abertas: Cerca de cinqüenta mil pessoas desalojadas que conseguiram escapar da hostilidade foram temporariamente realocadas para algumas partes deste Estado. As autoridades de Bauchi informaram que a afluência de refugiados colocou uma pressão muito grande sobre os recursos locais.

O porta-voz da ANGE, Biodun Oladunjoye, disse que entre as pessoas desalojadas estão muitas mulheres e crianças cujos números são diariamente dizimados por doenças e pela fome. Ele disse também que, a menos que algo seja feito com urgência, os campos de refugiados nos três Estados verão mais mortes.

O governo está fazendo tudo o que pode para reduzir a violência contra os cristãos na região, disse o governador do Estado de Plateau, Joshua Dariye num discurso durante um culto na Igreja de Cristo em Jos. Nós nos solidarizamos com a igreja pela morte de seus pastores e de membros e faremos tudo o que pudermos para impedir o alastramento da violência contra os cristãos neste Estado.

No dia 28 de março, eclodiu a violência muçulmano-cristã no Estado de Nasrawa, ao que se sabe matando quinze cristãos nas áreas locais do governo de Keana, Doma, Jenkwe, Ekye e Giza.

Homens da segurança foram mandados para as áreas afetadas para restaurar a lei e a ordem, disse à Portas Abertas o comissário de polícia de Nasarawa, Alhaji Muhammed Zarewa, em Lafia, capital do Estado.

Enquanto isso, o presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, reagiu à prolongada violência admitindo que as autoridades nesses Estados parecem ser impotentes ou não ter inspiração para fazerem algo a respeito.

Sabe-se que os líderes muçulmanos fizeram uma visita a Olusegun em seu gabinete em Abuja, capital da nação, para discutirem soluções para o conflito. Alguém vai querer dar desculpas, mas não acho que tenhamos qualquer justificativa para permitir que a violência envolva a nós e ao nosso país, disse-lhes Olusegun.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/04/noticia818/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Gilmar Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Benny Hinn
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Marco Feliciano
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Billy Graham
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Joyce Meyer
Pastora Sarah Sheeva
Missionário David Miranda
Apóstolo César Augusto
Missionário RR Soares
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Jorge Linhares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Pastor Elson de Assis
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Lucinho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Helena Tannure
Pastor Geziel Gomes
Bispo Rodovalho
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Camara

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lea Mendonça
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Mattos Nascimento