Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

O significado da cruz para os cristãos orientais

Levando em consideração o caso recentemente divulgado da funcionária da British Airways que foi suspensa por se recusar a tirar ou cobrir um colar com um crucifixo, esse artigo trata do significado da cruz para comunidades cristãs no mundo muçulmano.

No Ocidente, mulheres usam, freqüentemente, um crucifixo simplesmente como uma jóia moderna, mas, para os cristãos no Oriente Médio, que resistiram a catorze séculos de opressão islâmica, a cruz tem uma simbologia profunda de identificação com sua fé, sua igreja e sua comunidade.

Enquanto que para os muçulmanos a cruz é um símbolo odiado de uma religião "falsa", religião essa que foi alvo dos exércitos muçulmanos no primeiro ataque violento islâmico e que, mais tarde, respondeu militarmente nas Cruzadas sob esse símbolo, para os cristãos de igrejas antigas no Oriente Médio, que já sofreram muito, a cruz significa sua identidade como uma comunidade cristã. Para esses cristãos, a cruz simboliza os longos séculos de perseguição e martírio, e sua lealdade à sua igreja perante a perseguição muçulmana. A cruz se tornou um símbolo da essência do seu "cristanismo" e uma marca extrema de identificação que os difere da maioria, geralmente, hostil.

O ódio muçulmano pela cruz é evidente na hadith (tradições), que profetiza à fé muçulmana que, no fim dos tempos, Jesus irá reaparecer como um muçulmano e quebrará todas as cruzes. Na história, por exemplo, o califa al-Mansur (754-775) proibiu que a cruz fosse exibida em público e destruiu algumas cruzes que ficavam no topo de algumas igrejas. A proibição de exibir a cruz em público continua em vigor, atualmente, na Arábia Saudita. O califa al-Hakim (996-1021) obrigou cristãos a usarem uma cruz de cinco pontas em seus pescoços como um sinal de humilhação.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

"Marcas indestrutíveis"

Cristãos coptas no Egito vêem sua cruz como a maior vitória de sua igreja e como um símbolo de seu longo martírio. Eles tatuam a cruz no pulso direito, como forma de orgulho e oposição, como uma marca indestrutível de sua identificação com sua comunidade e igreja, apesar de saberem que essa marca visível pode trazer desprezo e discriminação na sociedade em que vivem, onde a maioria é muçulmana.

"Muitos de nós temos essas cruzes no pulso. Temos certeza que uma perseguição grave atingirá o Egito e não temos certeza se poderemos enfrentá-la. Escolhemos ter marcas indestrutíveis como seguidores de Cristo para que nunca possamos renegá-lo, nem mesmo em nossos momentos de fraqueza."

Às vezes, os ataques físicos a cristãos no Egito são focados na tatuagem da cruz em seus pulsos. Por exemplo, em abril de 2005, uma garota copta de 17 anos foi seqüestrada por um grupo extremista islâmico (o seqüestro e a conversão forçada de jovens coptas é um problema grave no Egito). Durante 23 horas, ela foi drogada, estuprada e tentaram remover a tatuagem dela com uma tesoura.
 
Enquanto que para os cristãos protestantes o símbolo físico da cruz não é uma questão essencial de fé, para muitos cristãos no mundo oriental, isso ainda continua sendo um símbolo forte da morte e ressurreição de Cristo, a alma de sua fé. Ao usá-la, eles se identificam com Cristo e com sua humilhação e sofrimento.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2006/11/noticia3119/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Camara
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Oseias Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Benny Hinn
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Jorge Linhares
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Yossef Akiva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Andrea Fontes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Voz da Verdade
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Lauriete
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono