Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Evangélicos refletem sobre acordos de paz em Nicaragua

Os acordos de paz assinados pelos presidentes de países da América Central em Esquipulas, na Guatemala, completam hoje 20 anos e os acordos de Sapoa, que culminaram com a guerra da resistência com o exército da Nicarágua, 19 anos.

Os acordos de 7 de agosto de 1987 estabeleceram a paz na conturbada região. Eles firmaram que o governo da Nicarágua e os Contra, apoiados pelos Estados Unidos, deviam cessar as hostilidades e discutir maneiras de se alcançar a paz.

Essa discussão foi realizada na reunião de Sapoa, comunidade fronteiriça com a Costa Rica, e que deu origem à assinatura de um acordo entre a liderança dos Contra, representada por Adolfo Calero Portocarrero, e o vice-presidente da República na época, o escritor Sergio Ramírez Mercado. Foram testemunhas dos convênios de paz o cardeal Miguel Obando y Bravo e o então secretário da Organização dos Estados Americanos (OEA), Joa Baena Soares.

O Diretor do Centro Intereclesial de Estudos Teológicos e Sociais (Cieets), o teólogo menonita Jairo Arce, disse que completados 20 anos da assinados dos acordos de paz ainda há violência estrutural, violência intrafamiliar e física presente na região. Quase diariamente ocorrem crimes e suicídios que são sintomas de uma sociedade enferma.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Para o teólogo menonita, os políticos só pensam em encher seus estômagos e não se preocupam em contribuir para o estabelecimento da paz social e o fim do desemprego. “A paz e o emprego são vitais, mas os políticos vivem concentrados em defender seus interesses de poder e não se preocupam em promover projetos sociais que minimizem a pobreza”, expressou.

Para o pastor batista e presidente fundador do Conselho de Igrejas Evangélicas Pró Aliança Denominacional (Cepad), Gustavo Adolfo Parajon, os acordos foram muito positivos para a Nicarágua, que vivia seus piores momentos numa guerra entre irmãos.

Os acordos, analisou, ofereceram oportunidade para o estabelecimento de uma saída negociada à guerra entre Contras e o exército. Depois da assinatura dos acordos de Sapoa foram realizadas as eleições de 1990, quando a viúva de Chamorro, Violeta, saiu vitoriosa.

Segundo Parajon, Violeta Chamorro desempenhou um papel fundamental para a reconciliação e a paz. Hoje, 20 anos depois, há sérios problemas de pobreza e os que mais sofrem são os moradores da área rural por causa da escassez de cobertura dos serviços de saúde e educação.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/evangelicos-refletem-sobre-acordos-de-paz-em-nicaragua.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Damares
Cantora Rose Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Cassiane
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantora Ana Paula Valadão