Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Entenda o conflito entre Israel e Palestinos e sua importância para os cristãos do ponto de vista teológico

A atual crise na Faixa de Gaza, entre o grupo Hamas e o governo de Israel está sob uma trégua, acertada em acordo feito por ambas as partes na noite de quarta-feira, 21/11. O acordo, mediado pelo governo dos Estados Unidos, encerrou uma sequência de oito dias de ataques de ambos os lados.

O recente conflito se iniciou após uma ação do exército israelense próximo aos territórios palestinos na região, e despertou especulações por parte de lideranças evangélicas e teólogos a respeito de um significado maior em termos de profecias bíblicas.

A Redação do Gospel+ entrou em contato com o teólogo Alexandre Milhoranza para expor as nuances teológicas do conflito e esclarecer pontos importantes para a compreensão do assunto.

Segundo Milhoranza, “o conflito árabe-israelense reacende a antiga visão de Israel, como povo escolhido de Deus, na consumação final do Reino de Deus na terra. Esta é uma visão herdada equivocadamente do Antigo Testamento”, introduz o teólogo, que explica seu conceito: “Digo equivocadamente pois no Antigo Testamento não há o conceito do estabelecimento do Reino de Deus, pois este está sempre presente (Sl. 103:19; Sl. 145:11-13). No Antigo Testamento, Deus é o soberano da criação com domínio irrestrito sobre tudo e sobre todos, de acordo com a visão hebraica”.

Com o Novo Testamento, inicia-se uma nova fase, que embora não seja alvo de muitas discordâncias na análise teológica, representa aspectos importantes para a compreensão a partir do ponto de vista bíblico: “No Novo Testamento vemos João Batista anunciando a vinda iminente do Reino de Deus.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Este inclusive foi o tema central da pregação de Jesus, que o anunciava como uma realidade presente e manifestada em sua própria pessoa e nos milagres realizados por ele. Estes podem ser considerados aspectos já presentes na realidade do Reino de Deus e, até aqui, não há tantas controvérsias sobre este assunto. Este é o chamado “já” na teologia sobre o Reino de Deus”, explica Alexandre Milhoranza.

As controvérsias surgem com a interpretação apenas em sentido literal das profecias: “O problema surge quando consideramos os aspectos futuros do estabelecimento do Reino de Deus, o famoso “ainda não”. Neste ponto muitos se dividem entre associar, ou não, a Igreja com Israel e suas promessas. O grande problema de algumas linhas teológicas é interpretar as profecias, especialmente as de Apocalipse, num sentido estritamente literal. Neste ponto há uma distinção radical entre Israel e a Igreja, forçando o cumprimento literal de todas as profecias do Antigo Testamento sobre Israel”, diz o teólogo, dando dimensão da complexidade do assunto.

Para Milhoranza, essa linha de pensamento é falha e mantém seus adeptos reféns de cálculos que geram especulações sobre os sinais dos tempos e consequentemente, a respeito da volta de Cristo: “É aqui, que esta linha de interpretação ao meu ver falha, pois nem os apóstolos interpretaram as profecias do Antigo Testamento literalmente. Os teólogos que são adeptos dessa teoria ficam escravos dos cálculos históricos e qualquer acontecimento político no Oriente Médio torna-se motivo para mais especulações escatológicas. Não creio que deva ser este a razão de ser da Igreja, mas fazer como o próprio Jesus afirmou: ‘O reino de Deus é chegado a vós’”.

Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Adão Santos
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Benny Hinn
Missionário RR Soares
Bispo Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Abílio Santana
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Geziel Gomes
Pastor Billy Graham
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Missionário David Miranda
Pastor Yossef Akiva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Hidekazu Takayama

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Regis Danese
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Fernandinho
Cantora Bruna Karla
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantora Andrea Fontes
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins