Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

A dificuldade de se legalizar igrejas no Cazaquistão

No texto de um discurso para o Encontro de Implementação da Dimensão Humana, da Organização para Segurança e Cooperação da Europa (OSCE), em 29 de setembro na Varsóvia, o líder da delegação do governo do Cazaquistão, Kuanysh Sultanov declarou: "O mecanismo simplificado de registro de associações religiosas, juntamente com a política tributária do estado, cria um campo legal para a livre atividade religiosa, sem tensão."

Mas as declarações de Sultanov foram contestadas por Lyudmila Danilenko, líder do Departamento de Registro e Expertise do Comitê para Assuntos Religiosos. "Não houve mudanças nos procedimentos de registro durante o último ano", disse ela.

Várias igrejas protestantes na região de Atyrau também tiveram seus registros negados. O bispo católico, Janusz Kaleta, disse ter levado seis meses para alcançar o status legal da paróquia, na cidade de Gulsary.

Aleksandr Klyushev, que lidera a Associação de Organizações Religiosas do Cazaquistão, diz que dezenas de igrejas protestantes no país tiveram seu pedido de legalização negado nos últimos anos ‘por vários pretextos’. “Nos últimos anos nenhuma igreja protestante foi registrada no país, embora muitas queiram se registrar. É estranho ouvir o que Kuanysh Sultanov disse em Varsóvia”, ele disse.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A despeito do compromisso com os direitos humanos internacionais, inclusive com a OSCE, a atividade religiosa sem registro é proibida e punida no Cazaquistão. O Conselho das Igrejas Batistas – que inicialmente não quis se registrar – tem sido a principal vítima. Muitos de seus líderes têm enfrentado multas, propriedades confiscadas e até prisão por vários dias.

Roman Podoprigora, da Escola de Direito Adilet em Almaty – especialista em Religião e Direito – apresentou queixa ao Fórum 18 em 2007, que o estado por vezes utiliza-se de "apenas uma desculpa", mesmo que insignificante, para rejeitar as solicitações de registro das comunidades religiosas.

Klyushev da Associação das Organizações Religiosas do Cazaquistão apontou que se as reformas de várias leis referentes à religião, agora no senado, forem aprovadas, o registro de igrejas passará a ser ainda mais difícil. Durante considerações sobre uma proposta de lei, um deputado propôs que as comunidades religiosas tenham pelo menos mil membros adultos para obter aprovação de seus registros, porém essa proposta não foi aprovada.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/10/noticia4809/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Adão Santos
Missionário RR Soares
Missionário David Miranda
Pastor Lucinho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Pastor Abílio Santana
Pastor Benny Hinn
Pastor Elson de Assis
Pastor Aluizio Silva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Marco Feliciano
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastor Yossef Akiva
Pastor Claudio Duarte

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantora Nivea Soares
Cantora Andrea Fontes
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Alda Célia
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantor Marquinhos Gomes